Trabalhos

Inicial - Trabalhos

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

  • APRESENTAÇÃO

1.1 Convidamos a comunidade para participar do IV Congresso Internacional de Políticas Públicas para a América Latina que mantém as consolidadas áreas de Direito, Saúde, Educação, Meio Ambiente e Cultura.  O presente edital visa esclarecer as modalidades de inscrição e diretrizes de submissão de trabalhos, datas limites, entre outras informações. 

  • TIPOS DE SUBMISSÕES

2.1 Os(As) interessados(as) poderão submeter trabalhos teórico-empíricos, ensaios teóricos e relatos de experiências (ensino, pesquisa e extensão) nas modalidades de pôster ou comunicação oral, conforme detalhamento do edital.

  • SUBMISSÃO E INSCRIÇÃO NO EVENTO

3.1 Todos os trabalhos submetidos devem, independentemente de comunicação oral ou pôster, ter ao menos um dos autores inscrito no evento. Os trabalhos que forem submetidos com 5 autores ou mais necessitam de ao menos 2 inscritos, com no máximo 8 autores.

3.2 Não serão emitidos certificados para trabalhos que não forem apresentados oralmente. 

3.3 Após a inscrição e seu pagamento, o trabalho será avaliado e se aprovado, poderá ser apresentado e publicado nos Anais. 

  • DIRETRIZES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS 

I – PÔSTER

4.1. Tamanho do texto: no ato da submissão, autor(a) deverá enviar apenas o resumo em documento único, com máximo de 500 palavras, exclusivamente em PDF, incluindo título, apresentação do tema, objetivos, metodologia e resultados (parciais ou totais), palavras-chave (separadas por ;  ) conforme modelo disponível no site.

4.2 Para os trabalhos de relatos de experiência serão aceitos o máximo de 1.000 palavras.

4.3. Os resultados dos trabalhos aprovados serão divulgados no site, quando só então deverão ser transformados em Pôster. 

4.4. Para a apresentação do Pôster, este deverá ser impresso em lona ou papel na dimensão de: 90cm x 1,20cm conforme modelo disponibilizado no site do evento.

II – COMUNICAÇÃO ORAL

4.5. Tamanho do texto: no ato da submissão, o autor deverá enviar apenas o resumo em documento único, com máximo de 500 palavras, exclusivamente em PDF, incluindo título, apresentação do tema, objetivos, metodologia e resultados (parciais ou totais), palavras-chave (separadas por ;  ) conforme modelo disponível no site.

4.6. Para os trabalhos de relatos de experiência serão aceitos o máximo de 1.000 palavras.

4.7. Os resultados dos trabalhos aprovados serão divulgados no site, informando o ensalamento e o tempo de apresentação.

  • INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO

5.1 Os trabalhos deverão ser submetidos via sistema ELIS ( disponível no final desta página ) 

5.2 Deverá ser submetido no sistema Elis, um (1) arquivo de acordo com o template (anexo) no WORD contendo os nomes dos autores e instituição de vínculo e (1) arquivo PDF sem a identificação dos autores e instituição de vínculo.

5.3 Os (As) autores(as) são os(as) responsáveis por formatar os trabalhos de acordo com as características e com os critérios técnicos apresentados neste edital.

5.4 Cada trabalho pode conter até no máximo 8 autores/coautores.

5.5 Cada trabalho deve ser submetido uma única vez no evento. Não será aceita múltipla submissão do mesmo trabalho.

5.6 Cada submissão receberá um comunicado de recebimento com o nome de todos os autores;

5.7 São aceitos trabalhos submetidos em português, inglês ou espanhol.

5.8.  A versão em PDF submetida será a definitiva.

5.9 Após a submissão não será aceita nenhuma modificação, inclusão, exclusão, substituição, ou alteração de nome, e-mail, instituição ou qualquer outra parte do texto submetido ou das informações apresentadas na submissão.

5.10 Serão de exclusiva responsabilidade dos(as) autores(as) os prejuízos advindos da não atualização de dados pessoais e cadastrais.

5.11 Antes de realizar o upload de trabalhos, os autores(as) devem se certificar de que os arquivos não estejam infectados com vírus. Trabalhos que não atendam a essa exigência serão excluídos.

5.12 A Comissão Científica não se responsabiliza por submissões não concluídas devido a falhas de comunicação, falta de energia elétrica, por lentidão do servidor provocada pelo excesso de acessos simultâneos ou quaisquer outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados. Por essa razão, recomenda-se aos(às) interessados(as) que concluam o envio de seus trabalhos com antecedência, evitando eventuais dificuldades técnicas que, porventura, se verifiquem nos últimos dias do prazo de submissão.

  • AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

6.1 O processo de avaliação dos trabalhos será realizado por meio do sistema double blind review. Caso apresente a identificação de um ou mais autores, o trabalho será excluído do processo de avaliação.

6.2 Cada trabalho será avaliado por, pelo menos, dois membros da comissão científica. Em caso de discrepâncias na avaliação, um terceiro membro será designado.

6.3 Serão avaliados apenas os trabalhos que cumprirem o prazo e as regras de submissão.

6.4 Não será permitida a substituição de arquivos dos trabalhos submetidos ao evento.

  • APRESENTAÇÃO

Comunicações orais

7.1 Os autores deverão verificar na programação (site do evento) a sala e horário da apresentação.

7.2 Cada sala será coordenada por um moderador (es) responsável (is) por: a) controle do tempo nas apresentações; e b) mediação do debate e das análises dos trabalhos.

7.3 O tempo de apresentação destinado a cada trabalho será de 10 minutos. Será disponibilizado o template para a apresentação no site do evento.

7.4 Serão disponibilizados aos apresentadores um projetor multimídia nas salas de apresentação.

7.5 O apresentador deverá trazer o seu trabalho salvo em laptop ou outro dispositivo móvel compatível com o projetor multimídia. Não serão disponibilizados qualquer acessório como adaptadores.

Pôsteres 

7.6 As apresentações serão realizadas de forma presencial no formato de pôsteres, no horário estipulado neste edital.

7.7 O local de apresentação dos pôsteres será divulgado após a aprovação dos trabalhos e de acordo com o cronograma.

  1. RESULTADO E PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS

8.1 O resultado de aprovação será comunicado ao responsável pela submissão pelo site do evento.

8.2 Todos os trabalhos apresentados terão seus Resumos publicados nos anais do Congresso. 

8.3 Ao enviar o trabalho para a apreciação da Comissão Científica, os autores concordam em ceder os direitos autorais dos seus trabalhos para efeitos exclusivos de publicação no site dos Anais do Cippal.  (https://periodicos.univali.br/index.php/cippal). Todos os direitos sobre ideias, teses e argumentos serão reservados exclusivamente aos autores.

  1. DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1 Qualquer caso não previsto neste documento será deliberado pela Comissão Científica e pela Coordenação do Evento;

9.2 Qualquer dúvida por parte do(s) autor(es) deve ser esclarecida antes do envio do material via sistema ELIS. Para evitar transtornos, entre em contato pelo canal de comunicação do evento.

  1. DATAS IMPORTANTES

03/10/2024 

Data limite para submissão de trabalhos;

10/10/24 

Nova data para submissão de trabalhos;

11/10/2024 

Divulgação dos resultados;

28/10/24

Nova data de divulgação dos resultados;

  

04/11/2024

Divulgação da programação completa;

06/11/2024 

Abertura do IV CIPPAL 2024 (quarta-feira).

08/11/2024 

Encerramento do IV CIPPAL 2024 (sexta-feira).

Todos os direitos reservado a CIPPAL – 2024

Inicial - Programação

Programação

06 DE NOVEMBRO

08h – 12h – matutino e 14h – 15hvespertino = Oficina Saúde Integrativa com Plantas Medicinais: como cuidar da saúde com chás, lambedores e xaropes – Sala de conhecimento compartilhado. Bloco C2 sala 106

apresentação= Prof. Dra. Kallyne Bezerra Costa- GT de Farmácias Vivas e Jardins Terapêuticos do CRF- MA e Prof. Dra. Angélica Garcia Couto (Univali)

09h = Apresentação Cultural – Coral Univali – Teatro Adelaide Konder (TAK)

09h às 10h = Abertura Solene e coffee break – Teatro Adelaide Konder (TAK)

———————————————————————————————————————-

10h às 11h30 = Conferência de Abertura 01 –

Cidades inteligentes e a gestão sustentável de recursos hídricos e energéticos: o papel dos dados na construção de um futuro sustentável.

 Teatro Adelaide Konder (TAK)

palestrante = Prof. Dr. Maurício de Campos – (UNIVALI) 

mediadores = Dr. Joaquim Olinto Branco (Univali) e Dra. Albertina Xavier da Rosa Correa (Univali)

—————————————————————————————————————-

13h30 às 15h = Fixação e apresentação de Pôster – Pesquisas nos eixos do Congresso – Do lado do Anfiteatro Adelaide Konder (TAK), no Toldo Azul

—————————————————————————————————————-

15h30 às 17h = Apresentação Oral – Pesquisas nos eixos do Congresso – Salas do Bloco D1 (SD1)

—————————————————————————————————————-

15h – 18h = Visita Horto de Plantas Medicinais – horto de plantas medicinais Univali

apresentação =  Prof. MSc. Renê Artur Ferreira (Univali)

—————————————————————————————————————

17h30 às 18h30Abertura da Exposição Fotográfica Artística e Científica – Prof. Dr. Joaquim Olinto Branco – O Brasil na Antártica – GALERIA DE ARTES

—————————————————————————————————————-

19h = Apresentação Cultural – Hibikidaiko – Teatro Adelaide Konder (TAK)

—————————————————————————————————————-

19h30 às 20h30Conferência 02 – A interdisciplinaridade na pós-graduação brasileira – Teatro Adelaide Konder (TAK)

palestrantes = Prof. Dra. Katia Christina Leandro – Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, Departamento de Química 

mediadores = Prof. Dra. Maria Glória Dittrich (UNIVALI)

—————————————————————————————————————-

20h30 às 22hMesa Redonda 01 – Espiritualidade e o sentido da vida: desafios para o ser humano nos tempos contemporâneos– Teatro Adelaide Konder (TAK)

palestrantes = Prof. Dr. Marcos Vinicius da Costa Meireles (Instituto Federal de Goiás- IFG), Prof.  MSc. Larissa  Fernanda Dittrich (UNIVALI) ,Prof. Dra. Cleide Pareja (UNIVALI)

mediador = Prof.  Dra. Maria Glória Dittrich (UNIVALI)

—————————————————————————————————————-

07 DE NOVEMBRO

9h – Apresentação Cultural – Grupo de Dança do Lar Padré Jacó – Teatro Adelaide Konder (TAK)

—————————————————————————————————————-

10h – Apresentação Cultural – Violão solo, por Eliezer Patissi – Teatro Adelaide Konder (TAK)

—————————————————————————————————————-

09h às 10h = Conferência 03 – A criatividade polinizadora no ensino universitário – Teatro Adelaide Konder (TAK)

conferencista= Prof. Dr. Saturnino de La Torre (Universidad de Barcelona e Red Internacional de Escuelas Creativas, RIEC. – núcleo Espanha) 

mediador = Dr. Maria Glória Dittrich (Univali)

—————————————————————————————————————-

10h10 às 11h = Conferência 04 – Educação para povos originários: uma experiência de sucesso – Teatro Adelaide Konder (TAK)

conferencista = Prof. Dra. Márcia Bento Moreira ( Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF) 

mediador = Prof. Maria José de Pinho (Universidade Federal de Tocantins – UFTO e Revista Interdisciplinar Encontro das Ciências- RIEC)

—————————————————————————————————————-

11h às 12h = Mesa Redonda 02 – Justiça Restaurativa e Educação Interativa- Teatro Adelaide Konder (TAK)

palestrantes = Dra. Maria do Rosário Knechtel (UFPR) e Dr. Ruy Muggiati (Tribunal de Justiça do Paraná)

mediador= Dr. Marcos Vinicius Vianna da Silva  (UNIVALI)

—————————————————————————————————————-

14h às 15h = Fixação e apresentação de Pôster –Pesquisas nos eixos do Congresso – Do lado do Anfiteatro Adelaide Konder (TAK), no Toldo Azul

—————————————————————————————————————-

15h30 às 17h30 – Apresentação Oral – Pesquisas nos eixos do Congresso – Salas do Bloco D1

—————————————————————————————————————-

16h – Apresentação Cultural – Grupo de Dança do Lar Padré Jacó – Teatro Adelaide Konder (TAK)

—————————————————————————————————————-

16h10 às 17h30 – Mesa Redonda 03 – As Políticas Públicas: Gestão, Comunicação e Perspectivas – Auditório do PPCJ (Sala 427)​, Bloco D1

Palestrantes: Sr. Elcio Rogerio Kuhnen (Prefeitura Municipal de Camboriú), Sra. Maria Teresinha Debatin (Fundação Catarinense de Cultura), Prof. Dr. Carlos Roberto Praxedes dos Santos (UNIVALI)

Moderadora: Profa. Dra. Graziela Breitenbauch de Moura (UNIVALI)

————————————-—————————————————————————

17h às 18h – Mesa Redonda 04 –  Desafios e Oportunidades no Panorama Migratório: Visibilidade e Inclusão no Mercado de Trabalho – Auditório do PPCJ (Sala 427)​, Bloco D1

Palestrante: Profa. Esp. Adriana Grabner (UNIVALI)

Moderador: Prof. Dr. Marcos Vinícius Viana da Silva (UNIVALI)

—————————————————————————————————————-

19hApresentação Cultural – Grupo de Dança UNIVALI e Grupo de Dança Jordan – Teatro Adelaide Konder (TAK)

—————————————————————————————————————-

19h30 às 20h30 – Conferência 05 – Proteção dos Direitos Humanos: Contexto e Perspectivas – Teatro Adelaide Konder (TAK)

Conferencista: Prof. Dr. Maurizio Oliviero (Università degli Studi di Perugia)

Moderador: Prof. Dr. Paulo Márcio Cruz (UNIVALI)

—————————————————————————————————————

20h30 às 21h30 – Mesa Redonda 05 – Análise do Ciclo das Políticas Públicas: A Necessidade da Avaliação Permanente no Modal Rodoviário em Santa Catarina – Teatro Adelaide Konder (TAK)

Palestrantes: Me. César Henrique Barzotto Antunes (Fetrancesc), Prof. Dr. Rafael Burlani Neves (UNIVALI)

Moderador: Prof. Dr. Joaquim Olinto Branco (UNIVALI)

—————————————————————————————————————-

08 DE NOVEMBRO

9h às 9h45min = Conferência 07 – Saúde e educação: desafios contemporâneos – Teatro Adelaide Konder (TAK) 

palestrante = Prof. Dr. Juan Miguel Gonzalez Velasco (Universidad Mayor de San Andrés  – UMSA)

mediador = Prof. Dra. Vanderlea Ana Meller (UNIVALI)

—————————————————————————————————————-

9h45 – Apresentação CulturalTeatro Adelaide Konder (TAK)

—————————————————————————————————————- 

09h50 às 11h = Mesa Redonda 06 – A cultura de massa e o vazio existencial – Teatro Adelaide Konder (TAK)

palestrante = Prof. Dr. Adilson Felicio Feiler (Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia – Faje) e Prof. Dra. Maria Glória Dittrich (UNIVALI) 

mediador = Prof. MSc. Larissa Fernanda Dittrich (UNIVALI)

—————————————————————————————————————-

11h às 12h – Mesa Redonda 07 – Fitoterapia: Saúde e Educação para o bem viver – Teatro Adelaide Konder (TAK)

palestrante = Prof. Dra. Kallyne Bezerra Costa (GT de Farmácias Vivas e Jardins Terapêuticos do CRF, MA – Conselhos Regionais de Farmácia) e Prof. Dra. Angélica Garcia Couto (UNIVALI)

mediadora – Prof. Dra. Graziela Liebel (UNIVALI)

—————————————————————————————————————-

14h = Apresentação Cultural – Ritual das Cordas por Ricardo Pauletti – Teatro Adelaide Konder (TAK)

—————————————————————————————————————-

14h15 às 15h – Mesa Redonda 08 – Educar numa perspectiva complexa e transdisciplinar: reflexões para um olhar sensível – Teatro Adelaide Konder (TAK)

palestrante = Prof. Maria José de Pinho (Universidade Federal de Tocantins (UFTO) e Prof. MSc. Maria Eduarda Gasperi (UNIVALI)

mediador = Prof. Dra. Vanderlea Ana Meller (UNIVALI)

—————————————————————————————————————-

15h às 16h30 – Mesa Redonda 09 – Patrimônio Histórico Cultural: memórias, preservação e educação – Teatro Adelaide Konder (TAK)

palestrante = Prof. Dr. Francisco Humberto Cunha Filho (UNIFOR), MSc. Eliezer Patissi (UNIVALI) e Dra. Marta Rosa Borin (Universidade Federal de Santa Maria) 

mediador = Prof. Dr. Rafael Burlani (UNIVALI)

—————————————————————————————————————-

16h às 17h – Cerimônia de Encerramento e Mesa Redonda 10 – Políticas Públicas e Inclusão Digital – Teatro Adelaide Konder (TAK)

palestrante = Prof. Dr. Vinicius Almada Mozetic (UNOESC) e Prof. Dr. Ricardo Stanziola Vieira (UNIVALI)

mediador = Dra. Anita Maria da Rocha Fernandes (Univali)

EXPOSIÇÕES DURANTE OS DIAS DO EVENTO

Exposição das obras de Vera Regina Bedim

Data: 04 a 08 de novembro de 2024.

Local:Hall da Biblioteca da UNIVALI.

Horário: 09h às 21h.

Exposição fotográfica artística e científica – A cultura da pesca artesanal nas Colônias de Pescadores de Armação de Itapocory de Penha, de Navegantes e da Barra de Balneário Camboriú 

Data: 06 a 08 de novembro de 2024.

Local: Univali – Anfiteatro Adelaide Konder- Tenda azul

Horário: 08h às 17h.